Elopement Wedding no Brasil – Explicando o Conceito - Stephan & Adriana

Elopement Wedding no Brasil – Explicando o Conceito

Você provavelmente já ouviu falar desses termos – elopement wedding ou casamento a dois. Esse conceito ainda é um pouco desconhecido por muita gente, mas eu estou aqui para explicar tudinho que você precisa saber! O conceito de elopement wedding no Brasil está crescendo cada vez mais, ainda mais depois do ano de 2020. A pandemia forçou muito casal a repensar o casamento e fazer algo “menor”. O que já é bem popular em muitos outros lugares no mundo, ganhou força no Brasil e, principalmente no Rio de Janeiro, mas ainda há muitas dúvidas sobre o que exatamente é um elopement wedding! Então vamos lá.

Elopement Wedding no Rio de Janeiro.
1. O que é Elopement?

Significado Original

O significado original dessa palavra por muitos anos era apenas “fugir”. Representava os casais que fugiam para casar em segredo, escondido de todo mundo. Iam para o cartório, assinavam os papéis, e pronto! Casados estão. Mas, com o tempo, essa palavra foi ganhando um significado completamente diferente, e é isso que vamos cobrir nesse artigo.

Significado Atual

Um elopement wedding, ou casamento a dois como se chama no Brasil, é uma escolha. Sim. Quando um casal escolhe esse tipo de casamento, eles estão escolhendo passar o dia deles de um jeito que representa a sua essência. As tradições de um casamento tradicional passam a não importar tanto, e o que importa é passar o dia fazendo aquilo que faz o casal FELIZ.

Para quem é o Elopement?

O elopement wedding certamente não é para todo casal. Há casais que passaram boa parte da vida sonhando com um casamento tradicional. Sempre quiseram entrar na Igreja ou ter aquele festão de respeito. Se isso vai te fazer feliz, não faça um elopement porque é “tendência”. Tenha o seu casamento grande, com todas as tradições que se tem direito.

MAS, para certos casais, a ideia de entrar em uma Igreja na frente de 300 pessoas já causa aquela ansiedade. Para certos casais, o casamento tradicional simplesmente não é o dia que eles sempre sonharam. E se eu acabei de te descrever, o elopement wedding ou casamento a dois é a opção perfeita pra você.

Casamento aventureiro – trilha para a Pedra do Sino.
2. Como funciona?

Nessa parte do artigo eu vou cobrir as perguntas mais frequentes que recebemos como fotógrafos, porque afinal, eu estou aqui pra te ajudar!

O que se faz em um elopement wedding?

Muita gente pergunta “se não tem Igreja, não tem festa, não tem jantar… o que se faz?”. Bom, ai que vem a parte legal – as opções são infinitas! O que fazer durante o seu dia vai depender de VOCÊS!

 Alguns exemplos:

– assistir o nascer do sol

– fazer uma cerimônia ao ar livre no seu local favorito

– fazer sua trilha favorita

– ler os votos pessoais um para o outro

– brindar com champagne no por do sol

– cortar seu bolo de casamento

Nós já tivemos casais que começaram seu dia tomando aquele banho de mar ao nascer do sol, casais que fizeram trilhas usando suas roupas de casamento, casais que leram votos um para o outro, e terminaram o dia com champagne e bolo! A escolha é sua, e o importante é: documentar tudo! As fotos desse dia terão o poder de fazer você reviver um dos dias mais felizes da sua vida, por muitos e muitos anos.

Então não pode ter convidados?

PODE, e se é o que você deseja, DEVE! Se você não se imagina casando sem seus pais e sua melhor amiga por exemplo, inclua eles no seu elopement! Há muitos locais maravilhosos que não há necessidade de fazer uma trilha enorme e difícil, ainda mais em uma cidade como o Rio de Janeiro.

Muita gente pensa que elopement deve ser somente o casal, mas não é verdade. Nós já fotografamos elopements com familiares e amigos. Já fizemos elopements ao ar livre com até 20 convidados!

Como escolhemos o local?

Uma das partes mais legais de fazer um elopement wedding no Brasil é poder escolher o local onde você vai casar! Ainda mais nesse país que só tem local maravilhoso.

Quando você vai fazer um casamento grande, com muitos convidados, é preciso achar uma casa de festa. Mas a medida que o tamanho do seu casamento vai diminuindo, mais liberdade você tem!  

Aqui vão algumas dicas para escolher o local do seu casamento:

– Pense em um lugar que é especial para vocês dois, um lugar que você já tem memórias muito queridas

– Ou, pense em um lugar que vocês sempre sonharam em visitar! Muitos casais casam em lugares em que eles nunca foram. Assim, além de tornar esse lugar especial, muitos casais acabam juntando elopement e lua de mel tudo em uma viagem só!

– Se você escolher convidar algumas pessoas especiais, é bom pensar nas logísticas do seu local escolhido. Quanto tempo de trilha para chegar lá? Como é o clima na época do ano em que você vai se casar? Todos os meus convidados conseguem chegar a esse local de modo seguro?

– Precisando de algumas ideias? Sem problema, dá uma olhada nesse artigo com os 10 Melhores Locais Para Elopement no Rio de Janeiro!

Como saber se o elopement wedding é para você?

Cada casal é único e cada casal tem uma história que os torna único. Mas há algumas características em comum entre os casais que escolhem o elopement:

– Se casar na frente de centenas de pessoas te causa ansiedade.

– Só de pensar em planejar um casamento grande vocês já tem dor de cabeça.

– Para vocês, esse dia deveria ser mais sobre sua história e sua essência do que uma festa para outra pessoas.

– Vocês amam fugir do tradicional e fazer as coisas da sua maneira.

– Vocês têm um espírito aventureiro.

– Vocês nem querem pensar na possibilidade de dramas familiares

– O custo de um casamento grande não faz o menor sentido para vocês.

– Vocês não gostam de ser o centro das atenções.

– O casamento tradicional parece mais como uma performance para vocês, e menos como uma celebração e um dia cheio de experiências que vocês amam.

– Você se identificou e sorriu algumas vezes lendo esse artigo!

elopement wedding brasil
Elopement wedding na cidade do Rio de Janeiro.
3. Os mitos

Eu acho muito importante falar sobre alguns mitos e desmenti-los. Porque, na minha opinião, o mal entendimento e o desconhecimento do conceito é que faz com que muitos casais não escolham ter um elopement wedding no Brasil.

Mito #1 O elopement é um jeito EGOÍSTA de se casar.

Não é. O que a gente tem que entender é que o dia do casamento deve ser um dia especial. Um dia repleto de felicidade. Um dia que representa o que o casal é e vai ser pro resto de suas vidas. Se um casamento tradicional com 200 convidados ou mais não é algo que representa o casal, então por que há uma pressão cultural e familiar tão grande em seguir essas tradições de qualquer forma?

Os familiares e amigos tem que começar a pensar na felicidade desse casal. Se casar no meio de uma montanha, cercado por natureza e com pé no chão fará o casal feliz, que assim seja! As tradições perdem o sentido quando são feitas por obrigação.

Mito #2 – O elopement não é casamento de verdade.

Falso. O elopement é tão casamento quanto um casamento tradicional! É verdade que, dependendo do local escolhido pelo casal, as logísticas e regras de se realizar uma cerimônia oficial ficam mais difíceis. E por isso, muitos casais decidem lidar com as legalidades antes do elopement. Eles se casam no cartório, assinam documentos, e não precisam se preocupar com isso no dia! Muitos casais optam por essa opção de qualquer maneira, para poderem relaxar e aproveitar seu dia ao MÁXIMO!

Mito #3 – O elopement tem que ser uma aventura.

Eu já ouvi bastante isso! Se não for no meio de uma montanha e se a trilha não for pelo menos 5 horas de subida não é elopement. Mentira. O elopement pode ser onde o casal quiser e não necessariamente tem que envolver qualquer tipo de aventura. O elopement pode ser em casa, por exemplo. Eu e meu marido por exemplo, quando nos casamos no Brasil, escolhemos nos casar na casa dos meus pais, pois foi onde meus pais e meu irmão se casaram. Eu não conseguia me imaginar me casando em qualquer outro lugar. Aquela casa era especial para mim e para toda a família!

Mito #4 – O elopement é só um ensaio de fotos.

NÃAAAAAAAO é. Esse é um dos pontos mais importantes desse artigo. Muita gente acha que o elopement é só um ensaio de fotos ao ar livre, e é uma coisa curtinha, de 2 horas.

Nós já fotografamos elopements do nascer ao pôr do sol. Acompanhamos o casal fazendo as coisas que eles mais amam em um dos dias mais especiais da vida deles. Teve cerimônia, troca de votos pessoais, champagne, bolo, e etc. Tiveram muitos momentos especiais a serem documentados. Momentos que são tão importantes quanto os momentos que acontecem em um casamento tradicional.

Repita comigo: o elopement é o dia do seu casamento. É o SEU dia. Não se contente em viver esse dia em 2 horinhas.

Mito #5 – A família nunca vai aceitar.

A dificuldade que algumas famílias têm em aceitar e entender a escolha do casal vem da falta de entendimento sobre o conceito. Uma das coisas mais importantes a fazer no momento em que você decide ter um elopement é: conversar. Sente e converse com sua família e com seus amigos. Explique o por quê da sua escolha, mostre exemplos de fotos para sua família. Faça sua parte!

Há também algumas formas de incluir a sua família, mesmo se você quiser se casar a dois, só vocês. Você pode pedir para que cada membro da sua família escreva uma carta para vocês lerem no dia do seu casamento! Seus fotógrafos irão documentar todas as emoções que vocês sentirão lendo as cartas, e a família saberá que fez uma parte importante no seu dia.

Outro modo de incluí-los é fazendo algum tipo de celebração com eles, como um jantar no dia seguinte! Vocês podem até aparecer com sua roupa do casamento e fazer uma surpresa para todo mundo!

E por fim, se a localização permitir, faça uma transmissão ao vivo para seus familiares e amigos!

elopement wedding brasil
Elopement Wedding na Pedra do Sino em Teresópolis, RJ.
Concluindo…

O elopement wedding no Brasil está crescendo cada vez mais! É uma maneira de focar o dia do seu casamento na experiência, na relação, na essência do casal. Definitivamente não é para todo mundo. Mas, se depois de ler esse artigo, você se identificou e ficou animado – então é para você!

Tenha o dia que você sempre sonhou ter, e não o dia que os outros sonharam por você.

Elopement Photographer

Esse artigo te interessou?! Ficou feliz ao saber que você tem outras opções além do casamento tradicional?!

Então entre em contato com a gente!

Nos mande suas dúvidas e vamos conversar!

Nós somos Stephan & Adriana! Casados, melhores amigos, e sempre atrás de aventuras. Eu (Adriana) sou carioca e o Stephan é californiano. Nós somos especializados em elopement weddings e casamentos íntimos, e estamos com as datas abertas para o Brasil para 2021 e 2022!

Veja mais um pouco dos nossos trabalhos no Rio e na Califórnia:

0

Leave a Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *